BLOCO II ANAC BEM VINDO AO SIMULADO DO BLOCO II ANAC DIGITE SEU NOME DIGITE SEU E-MAIL CADASTRADO 1. As autoridades aeronáuticas da América do Sul, Central e Caribe, dispõe de uma organização adequada, para tratar de assuntos relativos a aviação civil latino-americana, denominada:CLACAITALIATAICAO2. Relatório final (RF) referente a acidente ocorrido com aeronave civil, tem em princípio, caráter:sigilosoostensivosecretoreservado3. O tripulante auxiliar do comandante que auxilia na operação e no controle de sistemas diversos, é o:comissáriomecânico de vôorádio-operadorco-piloto4. O Código Brasileiro de Aeronáutica (CBAer) classifica os aeródromos em:comerciais e não comerciaispúblicos e militarescivis e militarespúblicos e privados5. Se o titular da licença proceder de forma que deixe dúvidas sobre sua aptidão técnica, a autoridade aeronáutica:não poderá submetê-lo a novos examessó poderá submetê-lo a novos exames quando vencer seu certificadocassará sua licença após submetê-lo a examespoderá submetê-lo a novos exames6. Identifique os limites de horas de vôo e pousos permitidos para uma jornada de uma tripulação de revezamento:20:00 horas e 4 pousos15:00 horas e 4 pousos12:00 horas e 6 pousos09:30 horas e 5 pousos7. Após cada período de 12 meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção:24 dias corridos, quando houver tido de 6 a 14 faltas18 dias corridos, quando houver tido de 14 a 23 faltas12 dias corridos, quando houver tido de 23 a 32 faltas30 dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de 6 vezes8. Comandante da aeronave exerce a autoridade que lhe é atribuída pelo Código Brasileiro de Aeronáutica, e por outras disposições legais, sobre pessoas e coisas embarcadas:durante toda etapa de vôodesde o recebimento da aeronave para o vôo até o momento da conclusão da viagemdurante o vôo, da decolagem ao pousodurante o vôo, inclusive nas diversas escalas, exceto nos pernoites ocasionais9. Entende-se por períodos mistos:os períodos totais de trabalho do aeronautaos períodos de sobreaviso e reservaos períodos diurnos e noturnos de trabalhoas horas de trabalho e as horas de vôo10. A sigla DIRSA se refere à:diretoria de saúde da aeronáuticadiretoria social aeronáuticadepartamento relações sociais aeronáuticasdivisão saúde aeronáutica11. Cessada a validade de qualquer certificado (CHT ou CCF), o titular da licença:ficará no exercício das funções até a revalidação do certificadoterá um prazo de 60 dias para a sua revalidaçãoterá um prazo de 30 dias para a sua revalidaçãoficará privado do exercício das funções nele especificado12. O repouso está diretamente ligado a:horas de vôohoras da jornadacritérios da empresanúmero de pousos13. A convenção de Chicago, na qual tomaram parte representantes de 54 nações, e que resultou na criação da OACI, foi realizada em:194419451929191914. A organização responsável pela instalação, operação e manutenção de órgãos e equipamentos para controle de tráfego aéreo, estabelecendo regras e procedimentos de tráfego aéreo, é o (a):Serviço Regional da AviaçãoServiço Regional de Proteção ao VôoDepartamento Controle Espaço AéreoDiretoria da Aviação Civil15. Quando a critério do comandante houver ampliação dos limites de horas de trabalho, este deverá comunicar o fato ao empregador até:12 horas após a viagem6 horas após a jornada18 horas após a jornada24 horas após a viagem16. Em um vôo internacional de longa distância, o número máximo de períodos trabalhados pode ser estendido até 7 em casos de:doença de passageironecessidade de escalanecessidade do comandantepane ou aeroportos fechados17. As pessoas devidamente habilitadas, que exercem função a bordo de aeronaves, para os efeitos do Código Brasileiro de Aeronáutica, são consideradas:tripulantesaviadoresaeroviáriosaeronautas18. O órgão internacional que foi criado visando a padronização técnica da aviação civil é o (a)Organização da Aviação Civil Internacional (OACI)Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA)Organização das Nações Unidas (ONU)Comando da Aeronáutica19. A duração de horas de trabalho e o limite de tempo de vôo permitido a um integrante de tripulação composta é respectivamente de:16 e 14 horas12 e 9 ½ horas11 e 9 ½ horas14 e 12 horas20. A cassação do certificado dependerá:de parecer da direção da empresa aéreada avaliação da ANACde inquérito administrativoserá automática quando da observação da infração21 out of 20